ATIVIDADES SOCIAIS

O atendimento social da Congregação Mariana destaca-se por dedicar-se à Comunidade de Hansenianos de Curupaiti. A hanseníase – doença conhecida pejorativamente como “lepra”, “Mal de Lázaro” ou “Mal da pele” -, além dos males físicos e psicológicos impostos à suas vítimas, desde à antiguidade provoca uma carga de preconceitos e discriminações contra seus portadores. Basta lembrar os temidos “Vales dos Leprosos” para onde eram destinados as vítimas da doença, isolados, rejeitados e excluídos do meio social.

Hoje em dia muita coisa mudou, principalmente no que diz respeito ao tratamento da doença (saiba mais). Contudo, o preconceito persiste, excluindo da sociedade cidadãos e cidadãs pelo simples fato de serem vitimados pelo Mal de Hansen. O mais grave é que o mesmo preconceito, quase sempre, estende-se aos familiares dos doentes. É nesse fragilizado grupo social que atua a Congregação Mariana de Curupaiti, prestando assistêncial material, espiritual, e muito Amor e Solidariedade cristã.

Creche

A Creche Sant’ana Irmã Ancila abriga filhos, netos e demais familiares de hansenianos, além de outras crianças carentes de comunidades vizinhas.


Reforço Escolar

Na sede da Congregação Mariana é desenvolvido um importante projeto de inclusão social de adolescentes, oferecendo reforço escolar a meninos e meninas pobres para que ocupem seu tempo em atividades saudáveis e construtivas. Outro destaque é a Horta Comunitária, onde jovens e adolescentes ocupam seu tempo livre.


Inclusão Digital

O local disponibiliza também um Laboratório de Informática que beneficia a comunidade com cursos e treinamentos nesta área.


Cursos Profissionalizantes

Com o objetivo de qualificar adultos em uma profissão, são oferecidos diversas modalidades de cursos de aprendizado básico.

Clique (aqui) para ver mais fotos do nosso trabalho.

Tudo isso é possível graças a doações e o trabalho voluntário de abnegados amigos e irmãos.