Monsenhor

O Monsenhor José Carlos Moreira (foto acima, em memória) foi o benemérito fundador das atividades sociais da Congregação Mariana dentro da Colônia de Portadores de Hanseníase de Curupaiti, há cerca de 60 anos.

Numa época em que as vítimas dessa doença - chamada de lepra - eram expulsas da sociedade, e isoladas em recintos distantes, o então jovem Padre, José Carlos, fez do Amparo, Assistência Material e Espiritual aos hansenianos, sua razão de viver e exercer com intensidade seu Sacerdócio Cristão. 

Com uma trajetória pessoal irretocável e integralmente dedicada ao próximo, a atuação do Monsenhor pode ser traduzida em Fé Inabalável, Caridade Plena e Conforto Espiritual aos mais necessitados. 

Neste site você verá apenas um breve resumo dos resultados dessa admirável história de Solidariedade. 



A CONGREGAÇÃO MARIANA DE CURUPAITI é uma Instituição Filantrópica, sem fins lucrativos, localizada dentro da Colônia do Hospital de Hansenianos de Curupaiti, no bairro de Jacarepaguá/Tanque, zona oeste do Rio de Janeiro.

Membro da matriz nacional da Congregação Mariana, a Unidade da Colônia de Curupaiti desta Entidade foi fundada há 60 anos pelo Monsenhor José Carlos Moreira com a finalidade de prestar assistência material e espiritual aos portadores de hanseníase e seus familiares.

A Instituição sobrevive exclusivamente de doações, e não tem vínculos governamentais. É importante destacar que o Hospital Colônia é uma unidade de saúde administrada pelo Governo do Estado. Já a Congregação Mariana é uma Instituição de Caridade com administração independente, que presta auxílio aos pacientes do hospital, seus familiares e outras pessoas de comunidades carentes, vizinhas à Colônia de Hansenianos.

   
   Saiba mais clicando em Atendimento...